sábado, 30 de julho de 2011

Um post ginecológico: secreção vaginal

Para o meu primeiro post ginecológico escolhi um tema bem básico: secreção vaginal. Sim, é básico, mas muitas confundem sua secreção e acham que é corrimento (secreção patológica).
Mulheres, vou ser bem clara, como sou nas minhas consultas: só crianças e velhinhas não tem secreção na calcinha! Todo o resto do sexo feminino tem! E é normal ter! Graças a Deus, sinal que os hormônios estão funcionando. Ou vocês preferiam estar na menopausa?
Nojo? Sim, muitas tem, eu sei. E usam protetor diário, não é? Não precisa, mas se incomodar muuuito, pode usar, eu deixo. Mas o melhor é trocar de calcinha, o protetor "abafa" a vagina e isto predispõe à infecções. Deixa a menina tomar um ar, coitada!
A secreção vaginal é resultado da ação dos hormônios (estrogênio e progesterona, lembra?) sobre as células vaginais que produzem muco e por isto variam conforme a época do ciclo menstrual.  Então, vamos lá:
- Após a mesntruação, há predomínio do estrogênio, portanto a secreção fica clara. Tem mulheres que ficam com resquícios de sangue por mais tempo, por isto a secreção pode ficar mais espessa e um pouco amarelada, mas sem odor.
- Período ovulatório, a secreção fica bem fluida e clara, tipo "clara de ovo". Às vezes, podem aparecer uma "gelecas" clarinhas. É muito muco, mulherada, e serve para aqueles espertinhos de cauda nadarem direto pro óvulo e "Pimba", entenderam?
- Depois desta fase, vem o predomínio da Progesterona (hormônio da gravidez, que predomina na segunda fase do ciclo) e a secreção fica grossa e esbranquiçada. Mas, eu sei, sou mulher, pode ficar amarelada na calcinha. E porquê isto ocorre? Por conta da ação dos leucócitos, nossas células de defesa que ficam alí para nos defender e que também fazem uma "faxina" nas inúmeras células que descamam e morrem. Ter esta secreção amarelinha é típico das mulheres sexualmente ativas.
Não é fácil, né? Também já me confundi muito. Por isto, cheiro minha calcinha todos os dias. O dor é um grande indicador. Se tiver aquele cheiro terrível de "peixe podre", ligue já para agendar sua consulta no gineco. Este cheiro pode piorar na menstruação e após a relação.
Outro sinal de alerta é secreção amarelo-esverdeada e abundante. Se coçar, arder ou incomodar também já fique esperta.
 Quem usa pílula ou qualquer outro contraceptivo hormonal fica com a secreção sempre igual à segunda fase, espessa  e esbranquiçada (ou amarelinha). Idem na gestação, porém em maior quantidade.
A mensagem mais importante deste post é: se conheça! E não fique com "nojinho" de você mesma!

Atenção amores: Sei que muitas tem dúvidas à respeito de secreções vaginais, porém não adianta me mandarem comentários descrevendo a secreção vaginal de vocês, vou mandá-las todas ao ginecologista! Não consigo dar diagnóstico e muito menos tratamento pela internet, é preciso um exame ginecológico para saber se a secreção é normal ou não, ok? 

Queridas, por favor, não me mandem mais perguntas sobre a secreção vaginal de vocês! Não consigo saber se é normal ou não sem examinar. Procurem um médico. Não vou mais responder duvidas sobre este assunto!

Bjos

98 comentários:

  1. Oi Carol, seu blog é muito interessante.
    Eu estou louca com esse negócio de corrimento há m uito tempo, aliás, nem sei mais o que pensar. Minha última crise deu ardência na vagina sem coceiras e o médico disse que poderia ser cândida. Acontece que eu já fiz todos os exames para detectar essa maldita e sempre dá negativo, ou seja, ninguém sabe nada. Agora acabou minha menstruação e está vindo um corrimento amarelo claro, sem cheiro de peixe, mas com um cheiro característico de fluido, não acho que eles não tenham cheiro nenhum. Enfim, não sei mais o que pensar e nem o que fazer, porque se a gente for correr para o gineco cada vez que estranhar um corrimento não vamos sair do consultório, porque ele sempre está um pouco diferente.

    ResponderExcluir
  2. Nossaa Gostei Muito De Saber que Esse "Corrimento branco e grosso e sem cheiro é normal! Mas significa q ainda estamos ferteis ou nao? Bjao

    ResponderExcluir
  3. e otimo esse seu blog muito mesmo pq tem coisas importantes para as adolescentes..

    ResponderExcluir
  4. Hum gostei muito. tirei muitas duvida

    ResponderExcluir
  5. estou muito preocupada pois tenho tido umas secreções brancas amareladas mais claro, sem cheiro a peixe e sem coceira, nao sei o que pode ser ? ainda sinto dor ao ter relações sexuais, to aflita nao sei p que fazer porque nao tinha tanta secreção antes e agora é bastante . o que me indica fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, não tem como, vc precisa ir até um médico, só ele, ao te examinar, poderá dizer se há algo errado.

      Excluir
  6. minha filha de 5 anos esta tedo um corrimento vaginal, isso ñ é a primeira vez, a primeira fomos no medico ele passou remedios sumiu agora voltou novamente isso é normal dotora, pois o cheiro é forte e a calsinha fica com uma manha amarela, de vez em quando uma cor escura o que que eu faço agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, as meninas desta idade estão na fase de descobrir a vagina, por isto sempre estão com a mãozinha lá, mesmo quando as mãos estão sujas, porque elas ainda não tem este discernimento, por isto os corrimentos vão e vem. Se está com odor forte é sinal de infecção, leve-a ao médico novamente e fale p ela que sempre q for encostar a mão na vagina, tem que lavar a mão antes. Só não proíba, por favor! Deixe sua filha se descobrir. Um sabonete próprio p região tb ajuda na higiene.

      Excluir
    2. Eu tenho 12anos e a 1ano tenho corrimento por favor me diz o que fazer que remedio tomar

      Excluir
    3. Tiice relacoes 1 dia dps ficou saindo secreçoes amarelo mei marronoq sera e as vezes una leve coceira.

      Excluir
  7. Boa Noite! tenho 25 anos e estou com um corrimento branco e grosso...e com um odor muito forte... q quando estou sentada chego a sentir o cheiro ruim q sobe...o que posso fazer ou tomar pra ficar curada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, vc precisa ir a um ginecologista para ser examinada e tratada, ok?

      Excluir
  8. Doutora, estou com uma secrecao abundante, amarelada e com grumos. Nao tem odor e quase nao coça (da impressão que só coça qnd a secrecao esta "descendo"). Além disso, após a relacao sinto a vagina dolorida, vermelha e inchada. Já marquei minha médica, mas nao tinha consulta próxima. Enquanto isso, nao estou tendo relacao com meu noivo e me sinto bastante incomodada. O que fazer?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente tem "cara"de alguma infecção, até conseguir ao seu médico, use sabonete íntimo e evite relações até melhorar, ok?

      Excluir
  9. ola, minha duvida é a seguinte, sou completamente desrregulada e agora estou a tomar umas vitaminas ricas em acido folico, desde entao ao fim da minha menstruaçao venho tendo essa secreçao que mais parece uma gosma em grande quantidade, sem odor e nem urticaria. Eu tb parei de tomar a pilula a dois anos pq nao estou a tentar engravidar mas se acontecer sera bem vindo, por isso comecei a tomar essa vitamina. Bom o que é essa gosma ? É causada pela ovulaçao, ou é uma especie de secreçao normal, ou é algo mais serio? me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente na ovulação, há uma secreção gelatinosa, clara, sem odor que dura por volta de 1 semana. Não tem nada a ver com o ácido fólico. Para saber se está tudo bem, só mesmo indo a um ginecologista para ser examinada.

      Excluir
  10. OI Boa Tarde Doutora.
    Estou tentando engravidar, parei com a injeção (MESIGYNA) em dezembro do ano passado, fiquei dois meses sem menstruar e no final de fevereiro tomei Duphaston pra descer. E desceu no dia 28/02, porém veio por dois dias e pouco quase um corrimento com sangue. Entre o dia 09 e 11 março ( mantive relação nesses dias) tive esse corrimento clara de ovo, gelatinoso enfim. Agora no dia 24 minha menstruação veio novamente do mesmo jeito que a anterior, pouquíssima menstruação, praticamente um corrimento marrom com alguma "gota" de sangue. Queria saber o que pode ser isso! São os efeitos da injeção ainda? Posso estar grávida? Gostaria de uma opinião sua. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kathleen, só respondo dúvidas sobre sexualidade, por favor coloque sua dúvida no Box do Medicinia , à direita no meu blog, que algum médico deles responderá a sua pergunta.
      Um abraço

      Excluir
  11. Bom dia! Estou com um corrimento verde-amarelado, sem cheiro, sem quase nada de coceira, e não sei o que é. não tenho dores na barriga e nem dor ao fazer xixi. O que pode ser??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, aqui no blog estou respondendo apenas dúvidas sobre sexualidade. para dúvidas médicas vc pode postar sua pergunta no Box MEDICINIA, aqui no lado direito que algum ginecologista deles irá te responder.
      Obrigada

      Excluir
  12. Muito obrigada, esclareci muitas duvidas!!!

    ResponderExcluir
  13. Olá, toda vez que tenho relação com o meu namorado, após algumas horas eu tenho muita coceira e ardencia nos pequenos lábios. isso persiste por uns 2,3 dias depois da relação. Perdi minha virgindade com ele a umas 2 semanas e todas as vezes q transamos acontece a mesma coisa... Devo me preocupar com essa coceira ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna, você deve ir a um ginecologista, não é normal sentir ardência, coceira ou algo semelhante após o sexo, ainda mais durando 2-3 dias. Será que não é alergia do preservativo? Vc está usando, certo? Tente mudar de marca e se consultar, ok?

      Excluir
  14. Olá , estou com uma secreção branca e com odor horrível e forte, desde que comecei a tomar anticoncepcional.Será q tem algo haver ?

    ResponderExcluir
  15. Oi estou mt feliz de ter encontrado este sait,espero q esclareça minha duvida.Então Dra estou com um corrimento,que tem inicio depois da menstruação e vai até metade do ciclo,não tem cor e nem cheiro.O que esta me encomodando,é q a secreção é mt...que tenho q usa protetor de calsinha.Não estou usando nenhum metodo anticonpsional,posso esta com hormonio demais?Por favor me responda,e já adiantando mt obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, vc precisa ir ao médico para averiguar se o seu corrimento é normal ou não, ok? Hormônio demais não existe, só de menos!
      Bjos

      Excluir
  16. Olá, no primeiro dia da minha menstruação comecei tomar ac só que começou a me fazer mal entao parei com o remédio, minha menstruaçao estava acabando ai fiz sexo com meu namorado assim que terminamos fui tomar banho e saiu uma gosma como clara de ovo, e minha menstruação não para mais de descer o que sera que aconteceu? posso estar gravida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, sempre que você faz sexo sem usar um método contraceptivo corre o risco de uma gravidez, mesmo estando no final da menstruação. Não caia nesta, se proteja sempre. Será que a gosma que saiu não era o esperma? Não dá pra saber, se houver mais de um mês de sangramento, faça um teste de gravidez e procure um médico...
      Boa sorte!

      Excluir
  17. Hi! This is my first comment here so I just wanted to give a quick shout out and tell you I truly enjoy reading through your posts.
    Can you suggest any other blogs/websites/forums that go over the same subjects?
    Thanks!

    Also visit my blog - vaginal odor

    ResponderExcluir
  18. Tenho 13 anos e fica toda hora saindo secreção na minha calsinha,
    as vezes fica com cheiro forte,as vezes branca, as vezes fica meio amarelada , não sei o que fazer,isso é normal? , o que faço?!

    ResponderExcluir
  19. Olá! Hoje de manhã, após me secar saiu no papel higiênico uma gosma tipo gelatina de cor transparente sem odor, e junto com ela um liquido marrom (tipo aquele sangue de inicio de menstruação). Fiquei assustada, pois não estou grávida e faz menos de 15 dias que fui na ginecologista e fiz vários exames que não deram nada. Gostaria de saber o que pode ser isso?
    Parei de tomar meu anti pois mês passado minha menstruação simplesmente não veio, mas fiz o exame de sangue o betahcg e deu negativo e minha médica afastou a possibilidade de gravidez, o atraso de menstruação foi por causa do estress.

    ResponderExcluir
  20. Ola Dra. tudo bem?
    estou com uma duvida terrível q já dura alguns dias...está descendo em mim um corrimento de cor amarelada e sem cheiro desagradável,as vezes com coceira as vezes sem,e nunca com dor...Eu sou alérgica a esperma e por isso não deixo meu marido ejacular dentro.Por isso acho q não tem ligação com a cor q o corrimento ta tendo.
    so q onde eu trabalho tem q usar calça então por isso eu fico de jeans o dia inteiro,pode ser por causa disso ou pode ser algo mais sério?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida, calça Jeans não causa corrimento e sim bactérias ou fungos. estes últimos podem se proliferar quando tem muita umidade, mas dão uma coceira danada. Não parece ser o seu caso. Sugiro ir ao médico para ser examinada.

      Excluir
  21. Olá, amiga eu tenho 12 anos e na minha segunda mestruação não veio eu n sei pq ? em vez de mestruação vem um liquido transparente sem cheiro pq ?

    ResponderExcluir
  22. Oi... gostaria de saber quantos dias depois de aparecer o muco clara de ovo, que indica nosso periodo fertil, que a menstruação deve descer?? Pois tive o muco há 22 dias, meu teste de gravidez deu negativo e hj estou com um corrimento que provavelmente seja o inicio de minha menstruação. É normal demorar tanto tempo assim para menstruar??? Mto obrigada!!

    ResponderExcluir
  23. oi Carol, notei hj q estou com uma coçeira vaginal não tem cheiro e qndo faço xixi sai tipo de uns pedacinhos de clara de ovo o q será isso?

    ResponderExcluir
  24. Boa Noite Doutora!
    Gostaria de saber se estou com problema, Faz alguns dias que estou sentindo uma coceira na minha vagina, faço antissepsia todos os dias e mesmo assim não melhora o que pode ser?

    ResponderExcluir
  25. Oi Carol adorei seu blog.
    Carol, têm dois meses que minha menstruação vem bem pouca.e dura só dois dias, ai fica saindo tipo menstruação mas na cor marrom e também não é muito, mas dura as vezes ate quatro dias.
    ai depois de uns treis dias sai uma gosma um pouco grosa mas com aspecto de clara de neve.
    tudo isto é normal?
    grata.

    ResponderExcluir
  26. Ola! já faz dois meses que minha menstruação vem
    pouquíssima menstruação, praticamente um corrimento marrom com alguma "gota" de sangue. dura uns dois dias...ai fica só marrom e muito pouco por pelo menos uns treis dias..Queria saber o que pode ser isso! Posso estar grávida? Gostaria de uma opinião sua. Obrigada.

    ResponderExcluir
  27. Após o termino da minha menstruação, começou a descer uma borra marrom. Será que posso estar grávida? Sendo que nem tive relações quando a menstruação acabou, porém no mês anterior tive relação em todo meu período fértil e não estou prevenindo a 3 meses. desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  28. ola!eu gostaria de pedir se e norml sair uma gosma meia branca ou amarelada da vagina?e na mestruaçao sair tipo essa gosma mas emsangue?e no final da mestruaçao o sangue fica mais marro>por favor me responda estou muito preocupada:bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, como já disse no post, não dá para saber se é "normal"sem examinar! Por favor, procure um médico.

      Excluir
  29. Ola eu so tenho 13 anos e esa coisa branca ja apareceu e ainda nao tive a mestruaçao e ja faz um 5 messes que tenho. E normal? Oque significa??

    ResponderExcluir
  30. Ola gostaria de saber se e normal em meninas de 5 anos secrecao de cor branca , pastosa dificil de limpar ?

    ResponderExcluir
  31. Adriana cunha
    Ola, Dra. Tenho 46 anos e estou fazendo reposição hormonal com Tibulona e esse é o meu 5 mês de uso dessa medicação. Tenho uma secreção constante as vezes muito espessa leitosa e as vezes gelatinosa, sem odor. Isso é normal? Bjkss

    ResponderExcluir
  32. Ufa ainda bem que isso. tava quase morrendo de medo de ser alguma coisa grave

    ResponderExcluir
  33. Olaá Carol tudo bem gostei do seu blog ... quando uma mulher esta com a mestruação atrasada e a urina um cheiro forte e amarelado pode ser gravides ?
    Bejos

    ResponderExcluir
  34. Ola Carol, tenho 16 anos e ainda nao tive relações. Estou com uma secreção branca e que nunca para, ja fui a ginecologista e ela disse que é normal, mas ainda estou com duvidas, pois é uma secrecão que nao para, e parece um clara de ovo que fica ligada entre as paredes vaginais! É mesmo normal?

    ResponderExcluir
  35. Muito Bom esse Blog! Respondeu muitas duvidas que tinha Obrigado Carol pela Ajuda!

    ResponderExcluir
  36. Boa noite carol gostei muito do seu blog
    Gostaria de fazer uma pregunta eu tou gravida de 1 mes mes eu tenho uma comichao veginal o que posso fazer sem ir a genecologista?

    Responda se faça favor

    Bigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não posso fazer consulta pela internet, o CRM não permite. Por favor, consulte um médico. Boa sorte.

      Excluir
  37. Adorei as informações, mas estou muito confusa. Tenho 17 anos e perdi minha virgindade esse mes. So usei camisinha na ptimeira vez, depois transei sem camisinha e tomei a pilula do dia seguinte. So nesse mês tomei a pilula 3 vezes. Minha ultima relação foi no sabado e como nao usei camisinha tomei a pds.. Estou preocupada porque sempre que eu enfio o dedo na minha vagina, o dedo sai melado de uma secreção branca, grossa,sem cheiro e não pegajos. Essa secreção não chega a descer pra calcinha, so sai quando eu enfio o meu dedo. As vezes em vez de sair branca, sai uma meio esverdeada, pegajosa e sem cheiro, mas nunca mela a calcinha, so sinyo quando coloco o dedo. minha ultima transa foi sabado e foi logo apos o termino da menstruação, pois menstrueu dia 14 e a menatruação foi embora dia 21. O que pode ser essa secreçoes? Posso estar gravida? Como tem pouco tempo que transei vom quanto tempo posso fazer o teste de farmacia? É necessario fazer esse teste ou nao tem risco de gravidez? Obrigada. Ana

    ResponderExcluir
  38. Dra. Carolina... bom dia... bem, a minha pergunta começa assim:
    Quando eu era adolescente menstruei a 1ª vez e depois ela vinha de ano em ano praticamente, fui ao gineco e ele indicou tomar pílula pois tinha ovário policistico.
    Tomei essa pílula durante 14 anos e resolvi parar agora com 32 anos para ver se menstruo normal... no 1° mês que parei só veio uma borra de café depois de alguns dias... e agora no 2° mês sem tomar a pílula está descendo a famosa clara de ovo...
    Minha pergunta é... tem como eu ficar ovulando e mesmo assim não vir a menstruação?!? Posso ficar assim? Não queria mais tomar pílula!

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde Dra.Carol,gostaria de tirar uma duvida,no final da minha mestruaçao tive relação sexual com meu marido sem proteção,e depois de dois dias comecei a sentir um cheiro de sangue no entanto nao tem sangue nenhum, so uma secreçao esbranquiçada,o que sera? . Obrigada bjs

    ResponderExcluir
  40. Olá Dra. Carol ...
    Tenho 14 anos, e já faz um tempo que tenho secreção , é normal nessa idade ?

    ResponderExcluir
  41. Oi Dra Boa noite ...
    fui na Go e ele passou uns exames que ja fiz mais meu retorno vai demorar um pouco dai qria so uma ajudazinha na leitura do exame...

    TSH − ULTRA SENSIVEL: 5,783 uUI/mL
    Método: Quimioluminescência
    Material: Soro
    Valores de Referência
    0,500 a 5,000 uUI/mL

    Dra tah um pouco acima do que é pra ser neh...!?
    obrigado desde ja!

    ResponderExcluir
  42. oi doutora estou gravida e toda vez que tenho relação com meu marido sinto uma ardencia acho que e porcausa da camzinha, e quando vou urinar não arde mais as vezes sai um corrimento braco e grosso mais nao com cheiro forte sera pq estou gravida ou e uma dst

    ResponderExcluir
  43. por favor doutora me ajude preciso muito de saber
    tenho 13 anos e dez do final do ano passado todos os dias sai o líquido q vc descreveu neste post
    eu ainda não mestruei isso quer dizer que tenho alguma doença ou não ? por favor responda, preciso muito de saber estou ficando preocupada.

    ResponderExcluir
  44. Oi Drª, bom eu tenho 14 anos, já tenho menstruação a algum tempo, e toda vez que eu não estou no período menstrual, sai um liquido gosmento e tem um pouco de odor, só que eu não acho que seja do liquido, será que a calcinha se ela não estiver corretamente lavada, ela ajuda nesse odor ? Além de que, sou um pouco relaxado e quando vou fazer xixi não me enxugo tem algo haver tbm ?

    ResponderExcluir
  45. Olá doutora, tenho 46 anos e a dois meses não mentruo. Fiz teste de gravidez e deu negativo. Tenho uma secreção que as vezes parece um pouco viscosa como na ovulação e ultimamente mais líquida e sem cheiro que por vezes, molha a calcinha. Chego a cheirar, pois receio ser incontinência urinária. Sempre que leio a respeito do climatério, encontro que as mulheres ficam mais secas. Estou me sentindo bem e fico meio sem graça de marcar uma consulta por esta razão. Poderia me dizer se devo me preocupar? Rita

    ResponderExcluir
  46. adorei o blog e a matéria tirou todas as minhas duvidas. bjs

    ResponderExcluir
  47. Dra, tenho tido um corrimento amarelo escuro, bem líquido e sem nenhum odor. Em alguns períodos, não todos os dias. Nesse período também tenho coceiras e algumas vezes inchaço vaginal. Fiz um exame de urina e deu uma infecção, mas sem a presença de nitratos. Meu médico me prescreveu antibióticos. Será que esse corrimento vai parar, o que ele significa?

    ResponderExcluir
  48. olá dra tenho um corrimento de cor branca e as vezes amarela de muito odor vaginal a senhora poderia me responder obrigado!

    ResponderExcluir
  49. Dra, muito bom seu artigo. Me esclarece uma dúvida. Quem toma anticoncepcional, deixa de ter aquela secreção que parece clara de ovo? E o sexo no período afastado da menstruação é limpo, porem quando se aproxima aparece um pouco de secreção branca como um creme no penis? Normal ou devo procurar ajuda?

    ResponderExcluir
  50. ola. boa tarde. queria tirar uma duvida... Ontem fui ao banheiro e estava ocorrendo uma gosma onde nos dedo ela demorou para arrebentar estiquei com os dedos e depois arrebentou. e ontem mesmo tive relação com meu marido.... Será que era o dia certo para engravidar, dia fértil? minha mest, veio dia 15 de julho e acabou dia 17 de julho. estamos a um ano e meio tentando engravidar... agradeço desde ja sua ajuda. Juliana L.

    ResponderExcluir
  51. Caraca. Nossa, eu quase tive um troço achando que tinha alguma doença.
    Adoooreeei.
    Obrigada ^^

    ResponderExcluir
  52. boa tarde.

    tenho 18 anos e estou com umas manchas em forma de pinta na parte externa dos grandes labios de vez em quando sinto uma leve coceira e minha urina esta com o cheiro forte e esta amarela escura ja preocurei 2 ginicologistas e elas nao sabem o que é estou muito preocupada ja preocurei imagens de todas as doenças possiveis e nao encontrei nenhuma semelhante alguem poderia me ajudar???

    ResponderExcluir
  53. olá CAROL minha filha tem 8 anos. Quando ela faz xixi, está saindo avermelhado já faz 2 dias.Ela não sente nada nenhuma dor e não tem febre.O que é que eu faço.

    ResponderExcluir
  54. Eu tenho 18 anos e perdi minha virgindade com 16 e ate entao nunca fui ao um ginicologista, de um mes pra ca tenho tido varios tipos de secreçao, mas sem nenhuma coçeira ou rritaçao, e to tendo a que vc citou laa em cima como preocupante a que tem um odor ruim, a pesar de ja me incomodar ela nn me preucopava agora eu to com mt medo e amanha mesmo irei masca minha consulta

    ResponderExcluir
  55. Drª tomei uma pílula do dia seguinte no mês de junho desceu normal o problema e que ate agora não desceu e estou com corrimento clara de ovo a uns 15 dias o que poe ser?

    ResponderExcluir
  56. O que posso dizer? Tirei minhas dúvidas! Parabéns por desenvolver um trabalho "além-consultório"... Médico é essencial, mas se informar também é muito importante! Obrigada!!

    ResponderExcluir
  57. Oi meu nome e giovana , queria saber uma coisa , meu anticoncepcional acabou faz 5 dias e minha menstruacao nao desceu , e ja no 5 dia desceu so uma baba com sangue oq e???

    ResponderExcluir
  58. aff!! agora mais aliviada!! eu tinha secreção achava normal ate o dia q eu tomei uma pilula do dia seguinte e essa secreção começou a vir em maior quantidade algumas vezes um pouco amarelada mais em odor.. é normal ne?

    ResponderExcluir
  59. eu esto ovulando e sai um cheiro forte quando tenho relaçao com meu marido ja fiz exame e nao tenho nada o que faco pra tirar o odor?

    ResponderExcluir
  60. DOUTORA ,GOSTARIA DE SABER SE O (ABSORVENTE),AJUDA NA SECREÇÃO VAGINAL!?
    OU NÃO..?

    ResponderExcluir
  61. show de bola adorei, tá de parabéns bjs....

    ResponderExcluir
  62. Oi amiga.. Me perdoe!!
    Sei wue vc postou wue nw tem como saber o wue eh sen examinar.. Mas como eu moro em outro pais pra mim e complicado ir sem saber explicar para o medico..
    Se poder Me responder ficarei muito grata..
    Minha filha tem 5 anos.. E teve um dia wue a calcinha dela estava com sujeira tipo macha de sangue, e hoje ta pokinho tb.. Ela vive com a mao na vagina!!
    Queria saber se e normal sair essa sujerinha de sangue por ela senpre estar com a mao na vagina ou se nw e normal..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não é normal! Converse com ela e a leve ao médico!

      Excluir
  63. Pra começo de conversa sempre tive corrimentoo mas minha mãe nunca me levou ao ginicologista ,fui visitar a ginicologista depois que engravidei da minha filha.Foi violentada sexualmente quando tinha 12 anos ,i sempre tive esse problema de corrimento,jah usei pomada tomei remedio mas nada adiantou essa semana começou um corrimento muito forte com cor esverdeado as vezes amarelada branco e transparente com muito mau cheiro i muito corrimento ate molha minha calça jeans i as vezes tambem sai um pouco de sangue misturado com corrimento.não sinto dor so apos a relação sexual sinto muita dor na barriga como se fosse colicas mestruais.i esse corrimentoo deixa muito mal cheiro por de baixo de mim.nu aguento mas as vezes vou fazer xixi i quando vou mi secar tenho que usar muito papel higenico prq o corrimentoo sai muito igual uma gosma .sera que isso e muito grave?

    ResponderExcluir
  64. Ola. Meu nome é Junior e ando preocupado minha filha de 3 anos esta com uma secreção em sua vagina e tem uma cor amarelada e exala um odor forte e ela reclama e diz que esta doendo, agora não sei se ela quer dizer ardendo. Já marcamos uma consulta para os próximos dias, porém isso é a primeira vez que acontece. E isso me assustou. É normal? ou devo me preocupar mais do que já estou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é nada grave, mas a leve ao pediatra para tratamento do cortamento.

      Excluir
  65. Olá!! Me chamo Angela, Gostaria de tirar uma dúvida... Parei de tomar o anticoncepcional pela metade da cartela (primera 20)... quero muito engravidar... três dias depois, veio bastante sangramento de só dois dias e depois parou... cinco dias depois vi que tinha sangue na minha calcinha, mas não saiu mais nada, apenas corrimento meio marrom claro até hoje... Já fazem 9 dias que parei de tomar a pílula, será que já tem possibilidade de estar grávida? tem como eu calcular a data da próxima menstruação? por eu ter parado na metade da cartela? Grata.

    ResponderExcluir
  66. Oi estou com problemas com diarréia e por isso estou tomando alguns chás (folha de goiabeira, cidreira, erva doce)e também tomei floratil. Na ultima vez que fui ao banheiro saiu da minha vagina uma gelatina transparente, mas com uma parte escura. Além disso eu faço uso de Malu como anticoncepcional e emendo duas cartelas, antes de emendar a segunda tive um escape!
    Queria saber se estou com algum problema em relação ao meu sistema reprodutor?

    ResponderExcluir
  67. boa noite!! adorei seu post!! ja coloquei nos meus favoritos!!! rs minha duvida é a seguinte, tomei anticoncepcionais por 22 anos e em julho passado fiz uma retirada de vesícula e o medico disse que durante a cirurgia viu uma lesão no meu fígado e de car me proibiu de tomar o anticoncepcional. com isso meu fluxo sanguineo aumentou demais e descontrolou tudooo!!! estou menstruando 2 ou 3 vezes por mes!!! 1-queria saber se é recomendável tomar algum medicamento que pare de menstruar. 2- isso contaria como "medicação prejudicial" ao meu fígado??? 3- será que injeção de anticoncepcional faria mal como as pilulas??? muito obrigada por nos ajudar!!! grande abraço

    ResponderExcluir
  68. oi, quero fazer uma pergunta. Quando tenho relações com meu marido fica saindo uma secreção branca e grossa como se tivesse usando pomada, mas sem cheiro, nem ardor, é só durante a relação. O que é isso? É normal?

    ResponderExcluir
  69. estou com um caroço no lado esquerdo da vagina , não seii oque é
    e doi um pouco quando todo e esta saindo uma gosma branca também oque pode ser isso ???

    ResponderExcluir
  70. Boa tarde! Gostaria de saber se é normal a diminuição da lubrificação íntima natural, durante a semana que antecede a menstruação (quando a secreção está mais espessa e esbranquiçada).

    ResponderExcluir
  71. olá Doutora, a algum tempo não consigo ter relação sinto muita dor e as vezes sangra ,já fiz vários exames inclusive ressonância e não deu nada o médico não consegue descobrir o que eu tenho o que pode ser?

    obrigada desde já

    ResponderExcluir
  72. Olá Doutora, uso o diu Mirena há 1 ano e meio, e tive uma melhora significativa na Tpm, que era exacerbada. Hj praticamente não sangro mais,ás vezes ao fazer xixi, percebo uma coloração diferente, como sefosse pra menstruar, mas não acontece, nem ao menos suja a calcinha. Porém esse mes de setembro, por volta do dia20, aconteceu um fato, acordei com dor na lateralda barriga, igual a quando ovulava antes de colocar o diu, achei estranho, e mais ainda ao ir ao banheiro e notar ao me limpar uma secreção tipo clara de ovo, que tbem tinha muito quando estava ovulando, antes do Mirena,fiquei intrigada. E qgora passado uns dias mais ainda estou com bastante dor nas mamas e um pouco inchadas, será que posso ter engravidado usando o Mirena????????
    Obrigada

    ResponderExcluir
  73. Dra boa noite! esse corrimento (que horas fica amarelinho no papel ou no protetor) é normal na gravidez? já notei que qdo pego com os dedos ele fica meio transparente mas na calcinha é sempre amarelinho. isso é normal?

    ResponderExcluir
  74. Olá, minha filha de 12 anos está no seu período de menarca e não está feliz com isso. Hoje ela reclamou de uma gosma e está há 3 dias com dores de barriga. Eu gostaria de ter acesso a uma literatura simples obre o assunto para explicar para ela o que acontece (apesar de saber que isso varia muito). Você pode indicar alguma coisa?
    Obrigada, Paula Kuser

    ResponderExcluir
  75. Parabéns! Foi o post mais esclarecedor e direto que já li! ;)

    ResponderExcluir
  76. Boa tarde, minha esposa ja foi a varios medicos e usou varias pomadas, entretanto ela tem um corrimento branco, leitoso, que persiste... Acontece que ela agora esta dizendo que é por causa do sexo oral. Isso é verdade, o sexo oral causa esse corrimento. Isso me traz muitos problemas, pois depois de um tempo ela começa a sentir dores, e quer parar... Com relação aos medicos, não sou conhecedor, mas na minha opinião, deveria ser solicitado algum exame mais especifico, e não somente a coleta... Muito grato!!!

    ResponderExcluir
  77. Sou solteira tenho 48 anos e tenho uma filha de 21,nunca fui muito fértil desde nova e hoje menos ainda,mas sinto que uns dias antes de menstruar parece que entro no cio pois meu namorado de 33 anos me pega muito mais vezes nesses dias e pareço ter um cheiro nesses dias pois na rua parecem me desejarem mais não sei o que faço pois acredito que isso não seja psicológico.Me sinto como uma femea no cio nesses dias.

    ResponderExcluir
  78. estou desesperada, a minha filha tem tres anos e esta saindo uma secreçao dela bem claria,o que pode ser numca vi isso em bb...

    ResponderExcluir
  79. Bom dia! Adorei o seu site. Doutora estou tendo crises de corrimento esverdeado a um ano. Ja fui varias vezes ao medico. Ja tomei varios remedios e to.tentando engravidar a dois anos. Sera q isso imposibilita a gravidez? Ja fiz papanicolau e cultura da secrecao vaginal. Q tipo de outros exames pode ser realizado para analisar esse corrimento esverdeado com coceira e mau cheiro? Tem alguma dst q causa corrimento esverdeado? Meu medo é q ess infecções destrua o meu orgao reprodutor. Quais são aa doenças q destroem? O resultado da secrecao foram dois tipos de gardinerella. É dificil de.cura-la? Desculpa todas.essas perguntas... É q eu tenho duvidas e medo. Bj

    ResponderExcluir

Pode comentar, é trocando idéias que tudo fica mais interessante!