Um post ginecológico: secreção vaginal

Para o meu primeiro post ginecológico escolhi um tema bem básico: secreção vaginal. Sim, é básico, mas muitas confundem sua secreção e acham que é corrimento (secreção patológica).
Mulheres, vou ser bem clara, como sou nas minhas consultas: só crianças e velhinhas não tem secreção na calcinha! Todo o resto do sexo feminino tem! E é normal ter! Graças a Deus, sinal que os hormônios estão funcionando. Ou vocês preferiam estar na menopausa?
Nojo? Sim, muitas tem, eu sei. E usam protetor diário, não é? Não precisa, mas se incomodar muuuito, pode usar, eu deixo. Mas o melhor é trocar de calcinha, o protetor "abafa" a vagina e isto predispõe à infecções. Deixa a menina tomar um ar, coitada!
A secreção vaginal é resultado da ação dos hormônios (estrogênio e progesterona, lembra?) sobre as células vaginais que produzem muco e por isto variam conforme a época do ciclo menstrual.  Então, vamos lá:
- Após a mesntruação, há predomínio do estrogênio, portanto a secreção fica clara. Tem mulheres que ficam com resquícios de sangue por mais tempo, por isto a secreção pode ficar mais espessa e um pouco amarelada, mas sem odor.
- Período ovulatório, a secreção fica bem fluida e clara, tipo "clara de ovo". Às vezes, podem aparecer uma "gelecas" clarinhas. É muito muco, mulherada, e serve para aqueles espertinhos de cauda nadarem direto pro óvulo e "Pimba", entenderam?
- Depois desta fase, vem o predomínio da Progesterona (hormônio da gravidez, que predomina na segunda fase do ciclo) e a secreção fica grossa e esbranquiçada. Mas, eu sei, sou mulher, pode ficar amarelada na calcinha. E porquê isto ocorre? Por conta da ação dos leucócitos, nossas células de defesa que ficam alí para nos defender e que também fazem uma "faxina" nas inúmeras células que descamam e morrem. Ter esta secreção amarelinha é típico das mulheres sexualmente ativas.
Não é fácil, né? Também já me confundi muito. Por isto, cheiro minha calcinha todos os dias. O dor é um grande indicador. Se tiver aquele cheiro terrível de "peixe podre", ligue já para agendar sua consulta no gineco. Este cheiro pode piorar na menstruação e após a relação.
Outro sinal de alerta é secreção amarelo-esverdeada e abundante. Se coçar, arder ou incomodar também já fique esperta.
 Quem usa pílula ou qualquer outro contraceptivo hormonal fica com a secreção sempre igual à segunda fase, espessa  e esbranquiçada (ou amarelinha). Idem na gestação, porém em maior quantidade.
A mensagem mais importante deste post é: se conheça! E não fique com "nojinho" de você mesma!

Atenção amores: Sei que muitas tem dúvidas à respeito de secreções vaginais, porém não adianta me mandarem comentários descrevendo a secreção vaginal de vocês, vou mandá-las todas ao ginecologista! Não consigo dar diagnóstico e muito menos tratamento pela internet, é preciso um exame ginecológico para saber se a secreção é normal ou não, ok? 

Queridas, por favor, não me mandem mais perguntas sobre a secreção vaginal de vocês! Não consigo saber se é normal ou não sem examinar. Procurem um médico. Não vou mais responder duvidas sobre este assunto!

Bjos

Marcadores: ,