O homem e a Amante


   Esta semana ouvi uma frase curiosa de uma paciente em atendimento no Projeto Afrodite na UNIFESP ( para quem não sabe, é um ambulatório para orientação e tratamento das disfunções sexuais femininas). A frase era: "se o meu marido tivesse dinheiro ele já teria uma amante". A paciente estava lá por conta da sua total falta de desejo sexual e o marido a chama de "geladeira", palavra bem típica dos maridos das pacientes do Afrodite...
   O fato é que fiquei pensando sobre a colocação dela e me perguntando: para ter uma amante precisa ter dinheiro sobrando? A bem da verdade, não. Precisa é não ter vergonha na cara mesmo. Mas a imagem de "amante" que está no inconsciente coletivo é a daquela mulher sensual, que mora na garçoniere,  ganha muitas jóias (para compensar o fato de ser amante) e está sempre disposta para o sexo, coisa que as esposas nem sempre estão. Acho que as novelas ajudaram a consolidar esta imagem da amante e também de que o homem com dinheiro atrai mais as mulheres. Verdade ou mentira?
   Polêmico, não? Nós, mulheres que estudamos e batalhamos para sermos independentes financeiramente podemos bater o pé e dizer que não. O que nos atrai é a personalidade, o caráter, o físico, o papo, o sexo, etc. Mas você se apaixonaria por um homem na total "pindaíba"? Cá entre nós, ele teria que ser muuuito bom em outro quesito...Seja sincera, vai falar que não é um dos critérios da sua listinha? Pode não ser um dos principais, mas está lá, aposto. Ou você gosta de sustentar marmanjo?
    Não se sinta culpada ou interesseira, homem bem sucedido tem muito charme. Tem auto-confiança, é "dono de si" e se não for arrogante, pedante ou mal-educado, já ganha uns pontinhos a mais sim. Sabe porque? Gostamos de proteção, de segurança. É biológico, é instintivo. Somos fêmeas, queremos cuidar e curtir nossa cria. E se o macho oferece tranquilidade para isto, livre-se da culpa e aproveite das facilidades que ele pode te oferecer.
   Além disto, já aprendi muito com minhas pacientes do Afrodite, homem "falido" não tem sex appeal. Não por causa da falta de grana, mas por perda da auto-estima. Ter poder para eles reflete muito em sua masculinidade. É bem típica a associação de crise financeira com perda da ereção. Outro exemplo disto é a importância  dos carros para os homens. Eles refletem bem este link de sucesso X poder X masculinidade.
   E porque os homens e as mulheres traem? Por causa do "frisson", mas isto é tema para outro post...
Bjs
Marylin é a imagem da mulher-objeto. E foi amante do presidente Kennedy.



Marcadores: ,